Não data de hoje a bifurcação que freqüentemente acomete temas como “Beleza” e “Inteligência”, embora ambas estejam ligadas ao processo cognitivo. A beleza é uma experiência, relacionada à percepção de elementos que aprazem de forma individual e especial aquele que a experimenta; já a inteligência, resumidamente, pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair e compreender idéias.
É importante salientar que o belo pode relacionar-se tanto com a harmonia, a proporção, luz, cor, ordem e a razão, quanto também abrange o raro, o antinatural ou o horroroso, dado que a aquisição da experiência do que é belo é feita de forma particular, o que não exclui que um grupo de pessoas pode dividir a mesma concepção.
Hellem Meteoro |
Prof. Adegildo, Sérgio Sobreira, Amaury Jr, Luana do Crato e a banda Swing Uz Atiraduz (clique para ampliar) |
A afirmativa de “Hellem Meteoro” de que “que não precisa estudar porque nasceu gostosa” causou a reação dos nossos convidados: o palestrante, Sérgio Sobreira; a humorista Luana do Crato; o psicólogo Amaury Jr e do professor Adegildo.
Luana do Crato com abanda "Swing Uz Atreviduz" |
Ricardo Costa e Swing Uz Atiraduz foram as atrações musicais do “Ação & Reação” desta sexta-feira (5)
Embora a sociedade estimule a estandardização da beleza, precisamos sempre nos lembrar que não somos só um corpo ou só uma mente. É claro que devemos cuidar muito bem do nosso corpo que é o nosso veículo de trabalho, mas também devemos cuidar da nossa mente e do nosso espírito. Não nos esqueçamos que como indivíduos, possuímos características únicas e que a padronização da beleza é inválida num país, especialmente como o nosso, onde tantas culturas e raças se misturam.