A música “Minha Mulher Não Deixa Não” trouxe para o cantor e compositor Reginho, muitas alegrias, sucesso e também algumas polêmicas, inclusive, no que se refere à autoria da canção.
No Programa “Ênio Carlos” deste domingo (23) nós conseguimos levantar dados que podem responder pelo menos, a uma de tantas questões: - “Afinal, quem é o dono dessa música?”
Todos devem lembrar que Reginho esteve em nosso programa da semana passada (16) e que além de cantar, também participou do quadro “Você Atende?” e afirmou que a música era dele e que não havia documento algum que liberasse a canção para ser tocada no rádio e tampouco na televisão por outras bandas.
No dia seguinte ao programa, nossa produção foi procurada pela assessoria de impressa da banda “Garota Safada”, que nos entregou um documento, reconhecido em cartório, onde se confirma a compra da música, assim, contradizendo tudo que Reginho havia dito no Programa “Ênio Carlos” do dia 16 de janeiro.
Nós contamos também com o parecer jurídico do Dr. Paulo Cesar Feitosa, que esclareceu para a população que qualquer banda pode cantar a música nos shows ao vivo e também incluí-la em CDs promocionais, o que não pode acontecer sem a autorização da editora que detém os direitos ou do autor é ser cantada na televisão, no rádio e estar presente em faixas de CDs comerciais. No caso em questão, o autor deu 100% dos direitos autorais de sua obra para LUAN Promoções, assinando e reconhecendo a firma, ou seja, transferindo esses direitos para Wesley Safadão, que pode cantar no rádio ou na televisão a música “Minha Mulher Não Deixa Não”.
O Dr. Paulo Cesar Feitosa também falou sobre a compra da mesma música pela banda “Aviões do Forró”, que tem direito em utilizar o vídeo que Reginho gravou com Xandy Avião.
“Como você não pode fazer mímica em vídeo, liberou também o áudio. Então esse autor da música, com certeza, vendeu a obra a mais de uma pessoa” esclarece Dr. Paulo Cesar Feitosa, que acrescenta “você como autor de uma canção, você pode vender seus direitos a mais de uma pessoa, a mais de uma banda”.
É importante esclarecer que não há briga entre as bandas, que a A3 Entretenimento e a LUAN Promoções são parceiras e que só estamos fazendo o levantamento jurídico para elucidar esta questão diante da sociedade.
Turma do Zé Alegria no Programa do Gugu. |
E quando imaginávamos que tudo havia se esclarecido, há outra polêmica envolvendo a música, dessa vez, relacionando-se ao plágio. Neste mesmo domingo, no Programa do Gugu (Record), a Turma do Zé Alegria, também de Recife, acusa Reginho de plagiar a canção “Minha Mãe Não Deixa Não” gravada em 2004 e registrada em 2006 na Fundação Biblioteca Nacional.
Assista ao vídeo da música “Minha Mãe Não Deixa Não” e tire suas próprias conclusões: