• RSS
  • Delicious
  • Facebook
  • Twitter

Destaques

Em Fortaleza, o Programa Ênio Carlos é transmitido na TV Diário, Canal 22, das 17h às 20h.
Escute AO VIVO!!!
Acesse nosso canal no YOUTUBE!

Divulgue-nos!

Banner 120x240


Comentários

Seguidores

Visitantes pelo Mundo!

free counters

Total de visitantes

Siga-nos pelo e-mail

Postagens Recentes

Fotos

Loading...

Arquivos

Twitter Pessoal

Já Curtiu?!

Programa Ênio Carlos

O programa certo para quem procura alegria, diversão, bom humor e muita gente bonita!

Ênio Carlos na 810 VERDINHA

Ênio Carlos, comunicador conhecido e querido no meio rádio e Televisivo, comanda o programa Show da Manhã de segunda a sábado, das 09h às 11h:45min, na 810 Verdinha.

Ação e Reação

O programa tem como principal proposta abordar temas polêmicos que cercam a sociedade cearense e nacional. O programa "Ação e Reação" vai ao ar todas as sextas as 22h e 40min....

Bonde do Tigrão no Programa Ênio Carlos

O grupo de funk carioca participa do polêmico "Você Atende?"

Eric Glauder no Programa Ênio Carlos

Eric Glauder (SP), o “Ricardão” do programa de Ana Hickmann participa do polêmico quadro "Você Atende?" do Programa "Ênio Carlos"



O primeiro fato a marcar a história do Aracati foi, sem sombra de dúvida, a chegada à foz do Jaguaribe de Pero Coelho de Souza em dez de agosto de 1603, dia de São Lourenço no calendário católico e foi esta a razão pela qual o citado comandante deu o nome daquele santo à fortificação que ele mandou edificar para se abrigar dos ventos, muito fortes nessa época do ano, e se proteger dos nativos. O Forte de São Lourenço e Pero Coelho de Souza passaram à história como os marcos iniciais do povoado já poucos anos depois noticiado pelos viajantes - São José dos Portos dos Barcos.  Posteriormente chamado Cruz das Almas e Santa Cruz do Aracati. Mas em 11 de abril de 1747 por alvará de D. João V, o povado de São José foi elevado a categoria de Vila de Santa Cruz do Porto dos Barcos.
Mais tarde, com a expulsão dos holandeses do Recife, colonos portugueses, pernambucanos e paraibanos instalaram-se na várzea do rio Jaguaribe. Com esse afluxo de imigrantes, começou a desenvolver-se o lugarejo, constituindo-se, de pronto, em centro de interesse comercial. A pecuária tomou impulso e o comércio de exportação de couros e peles tornou-se importante para a época.
Sua instalação, como o nome atual de Aracati, ocorreu a 10 de fevereiro de 1748, tendo como Presidente das solenidades o Ouvidor Manuel José de Faria.
Origem topônimo: Palavra indígena composta de ARA (tempo) e CATU (bom) significando "bons tempo" (Barba Alardo). João Brígido escreve: ARACATY ou ARACATU, onde ARA (claridade) e CATU (bonançoso), significando, "uma região que impressionava pela claridade e mansidão de suas águas. Já Teodoro Sampaio define ARACATI como "vento muito" ou "rajada forte", também podendo ser "aragem cheirosa" ou vento que cheira".


Aracati é um município brasileiro do estado do Ceará. É conhecido internacionalmente pela praia de Canoa Quebrada. Teve o núcleo urbano sede do município tombado em 2000 pelo IPHAN como patrimônio Nacional. É a terra do romancista Adolfo Caminha, do abolicionista Dragão do Mar e do ator Emiliano Queiroz.


Comente em nosso blog!

AVISO: O sistema de comentários é disponibilizado aos usuários do blog Ênio Carlos exclusivamente para a publicação de opiniões e comentários relacionados ao conteúdo deste site. Todo e qualquer texto publicado na internet através do referido sistema não reflete, a opinião deste blog ou de seus autores. Os comentários aqui publicados por terceiros através deste sistema são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste site reservam-se, desde já, ao direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos, de alguma forma prejudiciais a terceiros, ou que tenham caráter puramente promocional. Caso alguém se sinta ofendido por algum comentário aqui presente, favor de entrar em contato e terei o prazer de removê-lo.